Qual a relação entre genética e alta perfomance atlética?

O que faz um atleta?

O que faz a diferença no rendimento do seu treino?

Talvez você esteja pensando que as respostas sejam bastante previsíveis: muito treino, dedicação, muitas abdicações em nome do desempenho, qualidade de sono, alimentação... Mas será que é só?

É inegável que muito suor, foco e motivação são fundamentais para a formação de um atleta, mas não podemos esquecer da importância da genética, da psicologia, da forma como todas essas variáveis se correlacionam e da resposta à recuperação de lesões.

Com a evolução da ciência e o crescente interesse em ferramentas genéticas, mais de 3 mil trabalhos científicos foram publicados, relacionando pelo menos 1% de todos os nossos genes a desempenho esportivo. Te parece pouco? São aproximadamente 240 genes que podem influenciar significativamente nosso desempenho! Mas como isso acontece? Um bom exemplo para ilustrar a importância de biomarcadores genéticos é o gene ACTN3, que codifica a proteína α- actinina 3 em fibras musculares de contração rápida. Isso significa que pessoas que possuem esse gene funcionando, geralmente possuem um melhor desempenho em exercícios que dependam de força e explosão muscular, como os velocistas.

E se meu gene não estiver funcionando? Se for o caso, seu gene sofreu uma mutação (Calma! Nem sempre isso é ruim...), e a proteína que esse gene diferente vai produzir não é funcional. dependendo da modalidade esportiva, isso nem é uma desvantagem competitiva, uma vez que esses indivíduos apresentam melhor desempenho em atividades de longa duração, que demandam resistência, como os fundistas!

Como você já deve saber, a intensidade dos treinamentos e competições para atletas profissionais e recreacionais aumenta significativamente o risco de lesões, cuja incidência varia de 30% a 75% anualmente. Segundo Goodlin et al. (2015), até 74,8% dos triatletas que participam do Ironman podem apresentar pelo menos uma lesão durante a temporada. Evitar lesões e manter-se saudável é importantíssimo para o sucesso do atleta individualmente ou para a equipe. Vários estudos tem descrito a importância de biomarcadores genéticos associados com maior risco de lesões, como ruptura do ligamento cruzado anterior, tendinopatia de Aquiles, fraturas por estresse, entre outras, as quais comprometem o desempenho e podem encerrar prematuramente a carreira do atleta (Goodlin et al., 2015). Portanto, programas personalizados de prevenção de lesões baseados em informações genéticas têm sido desenvolvidos, e eles podem levar a uma vantagem significativa!

Seguindo essa inovadora vertente científica, que trouxe ferramentas essenciais para melhora do desempenho atlético, a Multigene desenvolveu 4 perfis de genotipagem em Atleticogenética, abrangendo até 60 variantes genéticas (polimorfismos), que além de mostrar o melhor tipo de exercício, o potencial de recuperação após os exercícios, e como seu DNA pode se ligar a aspectos motivacionais, pode proporcionar ferramentas para treinos personalizados visando melhora do rendimento, alcance da melhor física, prevenção de lesões, e muitos outros benefícios!

Para quem recomendamos esses perfis?

Os perfis de Atleticogenética foram pensados para atletas, mas eles podem beneficiar qualquer pessoa que deseje melhorar seu desempenho atlético. Nosso laudo, é um dos mais completos e detalhados, contém informações preciosas para te ajudar a atingir o ápice do seu potencial quando se trata de exercícios físicos. Além disso, você também terá conselhos no que diz respeito à dieta para melhorar ainda mais seus resultados! Se estiver em dúvida, converse com seu médico para saber qual o perfil mais adequado para você!

Que perfis oferecemos?

A Multigene reuniu o que há de mais atual e importante na área da ciência aplicada a atividade física para um laudo profundo e informativo! E para adequar ainda mais nossos exames às suas necessidades, desenvolvemos 4 perfis em Atleticogenética! O exame é feito por geneticistas conceituados para garantir um resultado de excelência! Abaixo, você encontra nossa lista de perfis e o que eles oferecem:

Perfil de Genotipagem Fitness

Neste perfil, analisamos 22 genes chaves, os quais fornecem informações sobre:

- Aptidão para exercícios de endurance.

- Aptidão para exercícios de força e velocidade.

- Composição corporal.

- Risco de lesões.

- Perda de peso em resposta a atividade física.

- Diminuição da pressão arterial em resposta a atividade física.

- Motivação para atividade física.

- Resposta ergogênica à suplementação com cafeína.

- Nível de recuperação após o exercício.

Oferecemos também, para o profissional da saúde que utiliza os serviços da Multigene, consultoria gratuita via Skype!

Se você tem dúvidas com relações aos perfis, é só agendar uma consultoria gratuita e conversar com um de nossos geneticistas.

Se você recebeu o laudo do seu paciente e quer conversar com um geneticista, é só agendar. Simples assim!

A Multigene oferece o suporte necessário para você utilizar as ferramentas da Genética com segurança e com a certeza que está oferecendo um serviço diferenciado para o seu paciente.

É a Multigene trabalhando para a sua qualidade de vida!

Cadastro e Compra

Preencha o cadastro da ficha de Genotipagem e clique em enviar
depois clique no botão de comprar do perfil desejado e efetue o pagamento
Dúvidas chame o Atendimento Online

M F

Atleticogenética Fitness


Atleticogenética Plus


Atleticogenética Master


Atleticogenética para Prevenção de Microfraturas, Lesões de Tendões e Ligamentos