fbpx

Perfis de Genotipagem em Farmacogenética

Um remédio pode ser altamente eficiente para um indivíduo, mas nem sempre apresenta o mesmo efeito em outro, no tratamento da mesma doença. Algumas vezes, o efeito é positivo, como esperado, ou  pode ocorrer o desencadeamento de reações indesejáveis. Por quê  existe essa grande variabilidade de resposta e de suscetibilidade a efeitos colaterais  de vários medicamentos? Por quê diante de uma dose padronizada uma parcela considerável de pacientes não responde ao tratamento, responde apenas parcialmente ou pior, apresentam reações adversas? Essas questões sempre intrigaram médicos e farmacêuticos. Algumas pessoas têm mais sorte? Castigo divino? Não! As variações na resposta ao tratamento tem a ver com nossa individualidade, ou seja, nossas diferenças genéticas, as quais podem determinar a eficácia e a segurança de um medicamento. Atualmente existem ferramentas que tornam possível a análise dessas variações genéticas, auxiliando a escolha de medicamentos e dosagens personalizadas, otimizando o tratamento e minimizando a ocorrência de efeitos colaterais.

Essa area da ciência é a Farmacogenética. Por exemplo, se o indivíduo possui uma variante genética que não favorecerá o uso de um medicamento, o médico ou farmacêutico, ciente dessas informações,  pode, antes de iniciar o tratamento, trocar o medicamento e/ou adequar sua dose, otimizando o tratamento e evitando que o paciente apresente reações adversas, que em alguns casos pode levar à morte; enfim personalizar o tratamento. Nos EUA, a utilização da Farmacogenética tem ajudado a reduzir o número de 170.000 a 210.000 mortes anuais devido ao uso de medicamentos prescritos.

No intuito de auxiliar na otimização do tratamento com medicamentos e minimizar a ocorrência de efeitos colaterais, a Multigene desenvolveu perfis relacionados a Farmacogenética, os quais analisam dados sobre características genéticas de pacientes e sua interação com medicamentos utilizados para o tratamento de Diabetes Mellitus, Doenças Cardiovasculares e  Doenças Neurológicas ou Psiquiátricas. Devido a isso, a Multigene oferece os seguintes perfis em Farmacogenética:

 - Perfil de Genotipagem  para Tratamento da  Diabetes Mellitus (41 polimorfismos analisados). 

 - Perfil de Genotipagem  para Tratamento de  Doenças Cardiovasculares (42 polimorfismos analisados).

 - Perfil de Genotipagem  para Tratamento de  Doenças Neurológicas e Psiquiátricas (52 polimorfismos analisados).

Por quê tantos polimorfismos analisados? Porque acreditamos que várias vias metabólicas se relacionam a cada resposta do nosso organismo, e dar prioridade a algumas em detrimento de outras, pode fornecer informações equivocadas que confundem o profissional na escolha da melhor terapia para o seu paciente!

Buscamos sempre o que há de mais confiável e relevante na literatura científica, para a segurança da prática clínica de nossos parceiros!

Para saber mais entre em contato pelo celular (14) 99178-3299

 

logobranca2

Parque Tecnológico Botucatu

Rod Gusmão Dal Farra, Km 7 - 184 metros

Sala Pós-incubação 06

Jardim Aeroporto

Botucatu - SP

Email: atendimento@multigene.med.br

Telefone: (14) 99178-3299

SAC: 0800 006 0055

 

Galeria de Imagens