Uso da genética para entender o impacto sobre doenças do uso de testosterona, em homens e mulheres

A modulação com testosterona é muitas vezes utilizada para levar a efeitos benéficos na função sexual, na saúde óssea e na composição corporal.

Entretanto, os reais resultados sobre doenças são contraditórios. Devido a isso, Ruth et al (2020), realizaram um estudo analisando a influência de algumas variantes genéticas, relacionadas ao metabolismo e níveis de testosterona e características relacionadas a hormônios sexuais, em 425.097 participantes do estudo UK Biobank.

Este estudo verificou que algumas variantes genéticas estão diretamente relacionadas aos níveis de testosterona.

Entretanto, os resultados são substancialmente diferentes entre os sexos. Níveis mais altos de testosterona podem aumentar os risco de doenças metabólicas em mulheres, mas podem diminuir o risco em homens. Por exemplo, alguns genótipos de determinados SNPs são associados a maiores níveis de . testosterona e a maior risco de diabetes tipo 2, (OR) = 1,37 - (95% IC): 1,22-1,53)) e síndrome do ovário policístico (OR = 1,51 (IC 95%: 1,33-1,72), em mulheres, mas reduz o risco de diabetes tipo 2, em homens (OR = 0,86 (IC 95%: 0,76-0,98)).

O estudo também demonstrou a associação de genótipos específicos e efeitos adversos de maiores níveis de testosterona com maiores riscos de câncer de mama e endométrio, em mulheres e câncer de próstata, em homens.

Conclusão: O estudo forneceu importantes informações sobre a relevância de variantes genéticas sobre os níveis de testosterona e risco de doenças, os quais são influenciados pelo sexo.

Adaptado e traduzido de Ruth et al. Using human genetics to understand the disease impacts of testosterone in men and women. Nature Medicine, 2020 https://doi.org/10.1038/s41591-020-0751-5.

Minha opinião: Mais estudos devem ser realizados, mas o estudo deixa claro a importância do genótipo e do sexo levando a diferentes níveis de testosterona e maior ou menor risco de várias doenças. Portanto, modulação com testosterona sem análise de perfis genéticos pode ser perigoso para alguns indivíduos.

Devido a importância deste artigo, farei um vídeo apresentado e discutindo detalhadamente os resultados. Em breve.

Dr. Marcelo Sady Plácido Ladeira