Inflamação crônica na gravidez é associada a atrasos no desenvolvimento neurológico infantil

Vários estudos levantaram a hipótese  que a exposição pré-natal a fatores ambientais associados a  processo inflamatório  materno crônico, como sobrepeso,  obesidade materna, diabetes, hipertensão, depressão e ansiedade,   podem estar associados a significativas  alterações do desenvolvimento neurológico nos filhos dessas mulheres, levando a resultados adversos na infância como  comprometimento  cognitivo  e distúrbios neurológicos e/ou psiquiátricos, como transtorno do espectro autista e esquizofrenia.

Além disso, estudos anteriores, envolvendo animais, implicaram a inflamação materna como um mecanismo que pode levar a atrasos no desenvolvimento neurológico da prole.

Em virtude disto, Girchenko e et al (2019),  analisaram dados de 418 mulheres e seus respectivos filhos com idades entre 7 e 11 anos no sul e leste da Finlândia, provenientes do estudo PREDO. O estudo avaliou dois biomarcadores inflamatórios maternos: níveis de PCR e de acetil glicoproteína, obtidos em três momentos da gravidez, semanas 13, 19,3 e 27.

Os diagnósticos de depressão e ansiedade maternos foram obtidos através  do registro nacional de saúde da Finlândia. Atrasos no desenvolvimento foram definidos com base em relatórios e diagnósticos maternos extraídos do registro médico nacional da Finlândia e incluíram atrasos no desenvolvimento cognitivo, motor e social.

Níveis mais altos de PCR materno e acetil glicoproteína, avaliados  nos três momentos da gravidez foram associados a risco de 1,30 a 2,36 vezes maior de atraso no desenvolvimento neurológico infantil.

Conclusão: Níveis mais altos de inflamação materna, especialmente quando persistente durante a gravidez, aumenta o risco de atraso no desenvolvimento neurológico da criança e pode levar a atraso no desenvolvimento infantil.

Minha opinião: Este estudo demonstra o quanto a saúde materna, especialmente durante a gravidez, é importante, o que salienta a necessidade de modulação pré-concepcional e gestacional para assegurar as melhores condições para o desenvolvimento da criança e minimizar o risco de vários distúrbios e doenças.

Texto adaptado e traduzido de Girchenko et al. Persistently high levels of maternal antenatal inflammation are associated with and mediate the effect of prenatal environmental adversities on neurodevelopmental delayin the offspring Biol Psychiatry. 2019 Dec 13. pii: S0006-3223(19)31921-3. doi: 10.1016/j.biopsych.2019.12.004

Dr. Marcelo Sady Plácido Ladeira