Associação do Consumo Diário de bebidas  Açucaradas com Dislipidemia

Estima-se que 40 a 50% dos adultos nos EUA são  portadores de  dislipidemia, que é caracterizada por altos níveis de triglicerídeos,  altos  níveis de LDL e baixos níveis de HDL, o que predispõe a  risco aumentado de doenças cardiovasculares (DCV). Além disso, vários estudos tem relatado a possível associação entre o consumo de bebidas açucaradas, maior risco de dislipidemia e maior risco de doenças cardiovasculares.

Devido a isso, Haslam et al. (2020), avaliaram a associação do consumo diário de bebidas açucaradas como  refrigerantes, bebidas esportivas, cafés e chás pré-adoçados e bebidas com sabor de frutas, em 5924 participantes de um dos estudos coorte  Framingham Heart Study, que foram acompanhados por uma média de até 12,5 anos, entre 1991 e 2014. Haslam et al. (2020), relataram  que adultos que bebiam pelo menos uma bebida açucarada diariamente durante o período mais recente de acompanhamento, com média de aproximadamente quatro anos, antes da avaliação dos níveis lipídicos, apresentaram risco 98% maior de baixos níveis de HDL e  risco  53% maior de  triglicerídeos altos, quando comparados a indivíduos que apenas ocasionalmente consumiam bebidas açucaradas. Os resultados foram semelhantes quando os pesquisadores consideraram a ingestão a longo prazo de bebidas açucaradas, durante um período de acompanhamento de cerca de 12 anos.

Por outro lado, o consumo regular de suco de frutas não foi  associado a alterações adversas nos níveis  de lipoproteínas ou desenvolvimento de dislipidemia. Conclusões - A ingestão de bebida açucarada foi associada a alterações adversas nos níveis de HDL e  triglicerídeos e maior risco de dislipidemia,  sugerindo que o aumento do consumo de bebidas açucaradas  pode contribuir para o desenvolvimento de dislipidemia.

Traduzido e adaptado de Haslam et al. Beverage Consumption and Longitudinal Changes in Lipoprotein Concentrations and Incident Dyslipidemia in US Adults: The Framingham Heart Study. J. Am Heart Assoc. 2020;9:e014083. DOI: 10.1161/JAHA.119.014083 e https://www.genengnews.com/news/cardiovascular-disease-risk-increased-by-sugary-drinks-linked-to-lipid-imbalance/?fbclid=IwAR1ZuL-F1kixIfRpnWh99WzgIjUBdXKeOELYF0L_d5Ndfoj88yMLenLEVr8

Dr. Marcelo Sady Plácido Ladeira