Suscetibilidade genética à COVID-19 – Post 4 – Gene NLRP3

NLRP3 é uma proteína codificada pelo gene NLRP3, que desempenha um papel crucial na imunidade inata (primeira linha de defesa imunológica contra agentes patogênicos como SARS-CoV-2) e na inflamação, pois  NLRP3 atua como  sensor intracelular do inflamassoma NLRP3, que detecta uma ampla variedade de antígenos  microbianos, agentes danosos endógenos e ambientais, resultando na formação e ativação do inflamassoma.

Em resposta a patógenos e outros sinais associados a danos, o NLRP3 inicia a formação do complexo polimérico do inflamassoma, feito de NLRP3, PYCARD e CASP1.

O recrutamento de proCASP1 para o inflamassoma promove sua ativação e consequente maturação e secreção de IL1-B e IL-18,  catalisadas por CASP1 no meio extracelular.

Ativação de NLRP3 estimula a síntese de espécies reativas de oxigênio, efluxo de K +, etc.

Genótipos de risco de  no mínimo 4 polimorfismos do gene NLRP3 estão associados a maior risco de doenças autoimunes, como artrite reumatóide e doença de Crohn e  resposta inflamatória intensa, o que pode contribuir para a tempestade de citocinas, característica da COVID-19.

Marcelo Sady Plácido Ladeira