Gene SOD2 e Risco de Câncer de Mama

Marcelo Sady Plácido Ladeira

O gene SOD2 é um membro da família da superóxido ferro/manganês e codifica uma enzima de matriz mitocondrial, que atua como antioxidante.

Esta enzima transforma superóxido tóxico, um subproduto da cadeia de transporte de elétrons mitocondrial, em peróxido de hidrogênio e oxigênio diatômico. Embora existam relatos conflitantes na literatura, o genótipo CC do polimorfismo rs4880 do gene SOD2 leva a menor atividade enzimática , com capacidade antioxidante reduzida em no mínimo 33% quando comparado aos portadores do genótipo CT e TT. Bag et al. (2008) associaram o genótipo CC com maior risco de desenvolvimento de câncer de mama em mulheres que consumiam abaixo da mediana do consumo de frutas e vegetais (<764 g/dia), vitamina C (<155 mg/dia) e α-tocoferol (<7,5 mg/dia).

Além disso, vários artigos sugerem maior risco de vários tipos de câncer associado ao alelo C, em ambos os sexos. É importante lembrar que essa menor capacidade antioxidante endógena associada ao alelo C pode favorecer o acúmulo de danos no DNA, o que pode levar a maior risco de infertilidade, DCV, prematuro envelhecimento, perda auditiva, etc,

Entretanto, não é uma predeterminação. É apenas uma suscetibilidade que pode e deve ser amenizada. Quando a produção de radicais livres é alta e por um tempo prolongado, a reposta antioxidante endógena pode não ser suficiente, o que torna necessário em um primeiro momento a ingestão de precursores de antioxidantes endógenos, como manganês, zinco, cobre, selênio para otimizar a capacidade antioxidante endógena.

Em um segundo momento, caso a produção de radicais livres supere a capacidade antioxidante endógena, torna-se necessário a utilização de antioxidantes exógenos como vitamina C, E, polifenóis, flavonóides, carotenóides, etc. Neste momento, a utilização de antioxidantes é benéfica. Antioxidantes em excesso podem levar ao efeito contrário e favorecer a ação de radicais livres.

Portanto, a suscetibilidade genética relacionada a menor capacidade antioxidante da SOD2 pode ser muito reduzida com aporte adequado de precursores de antioxidantes endógenos e, quando for o caso, com maior aporte de verduras e legumes ricos em antioxidants e consumo adequado de astaxantina, vitamina C, sulforofano, resveratrol e dindolilmetano. Não se esqueça de pedir oirentação a sua nutricionista ou medico. Nunca faça qualquer estratégia sem acompanhamento por professional habilitado.

Saiba mais sobre o uso das ferramentas da genética nos nossos cursos.

www.multigene.med.br

Tel: 14-99178-3299