Sensibilidade à insulina e relevância do gene SLC30A8

Hosseini-Esfahani et al. (2017), demonstraram a relevância do polimorfismo rs13266634 do gene SLC30A8, que codifica uma proteína transportadora de zinco 8 (ZNT8) e a interação com fatores nutricionais. Este transportador é específico para ilhas pancreáticas e é expresso principalmente nas células beta pancreáticas.

Transportam zinco do citoplasma para as vesículas secretoras de insulina. Zinco apresenta papel fundamental, pois estabiliza a insulina nos hexâmeros, evita a degradação da insulina e é co-secretado com insulina, pró-insulina e peptídeo C durante o início do estágio de secreção de insulina estimulada pela glicose. O alelo de risco do polimorfismo rs1326634 compromete a eficiência do transporte de zinco, o que pode levar a deficiência de zinco e maior risco de resistência à insulina, consequentemente maior risco de síndrome metabólica e diabetes tipo 2.

Portanto, dependendo do genótipo do gene SLC30A8 há necessidades diferentes de zinco.

Sugiro que você leia estes artigos e entenda como a interação de fatores nutricionais com as variações no gene SLC30A8 podem afetar a sua necessidade de zinco e de seus pacientes.

Se quiser conversar sobre os artigos é só enviar msg via inbox.

 

Interactions Between Zinc Transporter 8 Gene

 

Some dietary factors can modulate the effect of the zinc transporters