Vitamina C e Interação Gênica

Vitamina C e Interação Gênica

Marcelo Sady Plácido Ladeira

A vitamina C, deve ser adquirida de fontes alimentares, pois nós, seres humanos, não somos capazes de sintetizá-la.

Além de atuar como importante antioxidante a vitamina C regula a expressão de vários genes, que atuam no sistema imunológico; síntese de hormônios; síntese de colágeno, que é um dos constituintes da pele, cuja deficiência acelera o envelhecimento e a formação de rugas. Além disso, baixos níveis sanguíneos de vitamina C foram associados a maior risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e vários tipos de câncer. Muitos estudos tem demonstrado a forte influência genética sobre os níveis de vitamina C, pois alguns genes podem influenciar o quanto de vitamina C será transportado, o consumo de vitamina C e o quanto é processado e absorvido.

Devido a isso, a quantidade de vitamina C absorvida no sangue pode diferir entre as pessoas, mesmo quando consomem a mesma quantidade de vitamina C. Por exemplo, o gene GSTT1 codifica uma enzima glutationa S-transferase, que desempenha importante papel para os níveis de vitamina C. O gene GSTT1 tem duas variantes genéticas principais, uma que leva a presença de um alelo funcional (positivo), que produz a enzima e outra que não tem um alelo funcional (negativo), não produzindo a enzima GSTT1. As diferentes versões destas variantes parecem influenciar a forma como a vitamina C é utilizada no corpo. A versão negativa para GSTT1 pode resultar numa capacidade reduzida para processar Vitamina C.

Isso significa que as pessoas que possuem essa versão tendem a apresentar níveis mais baixos de vitamina C no sangue, na realidade se consumirem uma quantidade deficiente de vitamina C o risco de apresentarem baixos níveis no sangue pode ser até 12,28 vezes maior, o que pode aumentar o risco de muitas doenças e envelhecimento da pele. Solução: adequar a ingestão de vitamina C e equilibrar os níveis. Entretanto, cuidado, se você não possuir essas variantes genéticas o aumento da ingestão de vitamina C pode ser excessivo e atuar como pró-oxidante, o que também aumenta o seu risco de desenvolvimento de doenças e envelhecimento da pele. Previna-se! Converse com um profissional habilitado e adeque os seus níveis de vitamina C.

Saiba mais: 08000011223.