Genética e Prevenção de Lesões Devido a Atividade Física - Parte 1

Marcelo Sady Plácido Ladeira A intensidade dos treinamentos e competições para atletas profissionais e recreacionais aumenta significativamente o rsco de lesões, cuja incidência varia de 30% a 75% anualmente. Segundo Goodlinet al. (2015),Aaé 74,8% dos triatletas que participam do Ironman podem apresentar pelo menos uma lesão durante a temporada.

Portanto, evitar lesões e manter-se saudável é importantíssimo para o sucesso do atleta individualmente ou para a equipe. Vários estudos tem descrito a importância de biomarcadores genéticos associados com maior risco de lesões,como ruptura do ligamento cruzado anterior, tendinopatia de Aquiles, fraturas por estresse, etc, as quais comprometem o desempenho e podem encerrar prematuramente a carreira do atleta (Goodlinet al., 2015),.

Portanto, baseados em informações genéticas tem sido desenvolvidos programaspersonalizados de prevenção de lesões, o que pode levar a uma vantagem significativa. Por exemplo, portadores do genótipo AA do polimorfismo rs650108 do gene MMP3, que codifica a metaloproteinase3, a qual pode  degradar o colágeno, que é um dos constituintes dos ossos, tendões e ligamentos, podem apresentar risco 4,9 x maior de tendinopatia de Aquiles, pois o alelo A leva a maior expressão de MMP3, consequentemente maior degradação de colágeno e aumento do risco de Tendinopatia de Aquiles. A utilização de curcumina, berberina e quercetina pode equilibrar a expressão de MMP3 e minimizar o risco de lesões.

Em um estudo piloto, Goodlinet al. (2015), avaliaram 14 atletas e genotiparam 103 variantes genéticas, associadas a fratura por estresse, ruptura do  ligamento cruzado anterior, etc e elaboraram um programa preventivo de lesões baseados no genótipo analisado de cada atleta. Após um ano do programa de prevenções os resultados obtidos foram  muito promissores: O número de lesões totais diminui de 71,4% para 33,3%; em mulheres de 80% para 40% e em homens de 66,6% para 22,2%.         Em um estudo Brasileiro, realizado pelo grupo do Dr. João Bosco Pesquero da UNIFESP com um time de Basquete, o número de lesões de vinte e um  foi  reduzido para zero. Em virtude disto, a Multigene inovou mais uma vez e criou um perfil de genotipagem para prevenção de lesões devido a atividade física. Previna-se! 

Saiba  mais sobre o uso das ferramentas da Genética para minimizar o risco de lesões no nosso Curso Presencial: Ferramentas da Genética para Alta performance Atlética 

Saiba mais: 08000011223

www.multigene.med.br