Aplicações da Genética na Prática Clínica – Módulo Avançado

Neurogenética

Gene SUOX

Marcelo Sady Plácido Ladeira

O gene SUOX codifica a enzima sulfito oxidase que atua nos estágios finais da degradação do enxofre contido nos aminoácidos, cisteína e metionina, especialmente na conversão de sulfito em sulfato, o que ajuda a desintoxicar os sulfitos no corpo.

Os sulfitos são gerados como um subproduto natural do ciclo de metilação, bem como ingeridos a partir de alimentos que ingerimos. Os sulfitos são à base de enxofre e são utilizados ​​para prevenir ou reduzir a descoloração de frutas e legumes de cor clara, prevenir manchas negras no camarão e lagosta, inibir o crescimento de microrganismos em alimentos fermentados, como vinho e manter a estabilidade e potência de certos medicamentos.

Os sulfitos também podem ser usados ​​para evitar a ferrugem e até mesmo na produção de celofane para embalagens de alimentos. A Food and Drug Administration estima que uma em cada cem pessoas é sensível ao sulfito e 5% delas também sofrem de asma. Uma pessoa pode desenvolver sensibilidade ao sulfito em qualquer ponto da vida.

Devido ao foto de muitas reações serem relatadas, a FDA exige que conste no rótulo a informação da presença de sulfitos em alimentos. Ainda não se sabe qual a concentração mínima de sulfito que desencadeia reações em pessoas sensíveis. Dificuldade em respirar é o sintoma mais comum relatado por pessoas sensíveis ao sulfito. Os sulfitos libertam o dióxido de enxofre do gás, que pode causar irritação nos pulmões e causar um ataque de asma grave em indivíduos que sofrem de asma. As respostas das pessoas sensíveis são muito heterogêneas e incluem aperto no peito, náuseas, urticária e em casos raros, reações alérgicas mais graves.

Portadores do alelo C do polimorfismo rs77315 do gene SUOX apresentam redução da eficiência enzimática, consequente maior risco de acúmulo de sulfito e consequente alterações neurológicas precoces. Além disso, portadores do alelo C do polimorfismo rs77315 do gene SUOX podem apresentar maior risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer, incluindo leucemia. Em portadores desse alelo de risco pode ser interessante, por exemplo, a suplementação com molibdênio para otimizar a atividade de SUOX e minimizar a suscetibilidade genética.

O gene SUOX é um dos genes analisados no nosso novo perfil de genotipagem para Metabolismo de Um Carbono.

Profissional saiba mais sobre a importância do gene SUOX nos nossos cursos de Neurogenética – Módulo Avançado e Aplicações da Nutrigenética na Prática Clínica.

Saiba mais: www.multigene.med.br