Gene COMT, Neurotransmissores e Autismo

Neurogenética

Aplicações da Nutrigenômica na Prática Clínica

Gene COMT, Neurotransmissores e Autismo

Marcelo Sady Plácido Ladeira

Catecol-O-metiltransferase (COMT) é uma metiltransferase dependente da SAM, atuando na inativação de compostos catecóis tóxicos ou biologicamente ativos, metilando estes compostos.

A COMT atua convertendo a SAM em S-adenosil homocisteína (SAH), a qual é reversivelmente convertida para homocisteína. A COMT é encontrada nas células nervosas, fígado, rins e glóbulos vermelhos, entre outors. No cérebro, COMT degrada neurotransmissores de catecolaminas, como dopamina, epinefrina e norepinefrina. Portanto, o nível de atividade da COMT está associado aos níveis de neurotransmissores como dopamina e norepinefrina. No fígado, COMT ajuda a inativar 2- e 4-hidroxestrodióis antes da excreção na bile.

Homozigotos AA do polimorfismo rs4680 da COMT apresentam atividade enzimática diminuída em até 4 vezes quando comparados aos homozigotos GG, o que pode levar a significativo aumento dos. níveis de homocisteína. O polimorfismo rs4680 do gene COMT tem sido associado a menores níveis de tolerância a dor, humor e maior risco de desenvolvimento de esquizofrenia, incluindo problemas de memória de trabalho, inibição de comportamento e déficit de atenção. Esse polimorfismo também tem sido associado a distúrbios que afetam o pensamento (cognição) e a emoção.

Ainda está sendo avaliado como fator de risco para doença bipolar, síndrome do pânico, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), distúrbios alimentares e transtorno do déficit de atenção e hipertatividade (TDAH). Além disso o polimorfismo rs4680 também atua na resposta farmacológica frente a medicamentos como as L-Dopa, alfa-metil DOPA e isoproterenol. É interessante ajustar a dosagem desses medicamentos de acordo com o genótipo do gene COMT, se for o caso, e reduzir os níveis de estresse.

Profissional conheça os nossos perfis de Transtorno do Espectro Autista e Metabolismo de um Carbono

Saiba mais sobre a importância do gene COMT nos nossos cursos de Neurogenética e Aplicações da Nutrigenômica na Prática Clínica

Saiba mais: www.multigene.med.br