Médicos revelam 4 benefícios surpreendentes que a corrida pode proporcionar

Muito além do emagrecimento, atividade tem o poder de melhorar até o funcionamento cerebral.

Muitos dos benefícios da corrida, como alguns já devem saber, envolvem a melhora do condicionamento físico, perda de gordura corporal e até mesmo uma manutenção da saúde mental. Mas, quando analisamos minunciosamente os efeitos que a atividade provoca no organismo, podemos encontrar vários outros bons motivos para sair do sofá, calçar um tênis e iniciar uma trajetória no esporte.

"A atividade física regular diminui o risco de vários distúrbios comuns, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, câncer e condições neurológicas, junto com o risco geral de mortalidade. Os efeitos benéficos do treinamento físico na saúde humana são parcialmente impulsionados por adaptações no músculo esquelético", explica o geneticista Dr. Marcelo Sady, sobre os benefícios da corrida.

Para desvendar tudo isso, reunimos um time de médicos especializados em diversas áreas. Confira os benefícios da corrida que eles separaram:

1 - Melhora da saúde cerebral

"O exercício melhora o fluxo sanguíneo e protege a memória; estimula mudanças químicas no cérebro que apuram o aprendizado, o humor e o pensamento. O exercício mantém suas habilidades de raciocínio afiadas. Além de aperfeiçoar a saúde do coração, exercícios regulares de resistência, como correr, nadar ou andar de bicicleta, também podem promover o crescimento de novas células cerebrais e preservar as células cerebrais existentes. A liberação de endorfina gera reações de euforia e bem-estar, que também ajudam a manter o humor. Correr pode criar novos neurônios, ajudando o organismo a envelhecer com saúde", explica o Dr. Gabriel Novaes de Rezende Batistella, médico neurologista e neuro-oncologista, membro da Society for Neuro-Oncology Latin America (SNOLA).

2 - Correr deixa a pele mais bonita

"Durante a corrida, toda a nossa circulação fica mais solicitada. O sistema arterial (sangue que 'alimenta' os músculos em movimento, por exemplo) aumenta seu fluxo e, consequentemente, o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos. Com a melhora no fluxo sanguíneo, o sistema linfático passa a trabalhar em maior velocidade, desintoxicando o organismo e diminuindo a retenção de líquidos. Isso se reverte na pele deixando-a mais hidratada, corada e viçosa", revela a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

3 - Circulação sanguínea em dia

"A prática de exercícios físicos aumenta o fluxo da circulação do sangue e melhora o retorno venoso com a finalidade de levar oxigênio às células dos músculos e tecidos próximos. Assim como o sangue chega nos membros inferiores, ele precisa retornar ao coração para ser bombeado novamente. Na corrida, a capacidade de perda energética e, consequentemente, de perda de peso é maior. Além de contribuir para a queima de gordura, o exercício ajuda a desenvolver os músculos e fortalecer o sistema imunológico", explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

4 - Maior fertilidade

"Um dos grandes benefícios do exercício físico com relação à fertilidade está no melhor controle do peso. Além de favorecer o surgimento de doenças como diabetes e hipertensão, que podem causar problemas durante a gestação, a obesidade também possui influência direta sobre a fertilidade. Altos níveis de estresse podem tornar as chances de um casal engravidar menores. Isso porque o estresse causa processos fisiológicos que podem interferir na produção de hormônios reprodutivos importantes, além de, no homem, favorecer o surgimento de proteínas inflamatórias que prejudicam a qualidade do esperma", diz o Dr. Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana.