Genética da Aptidão para Exercícios Exemplo de laudo de Endurace

Genética da Aptidão para Exercícios

Aptidão Esportiva para Exercícios de Endurance

Exemplo de Laudo

Os treinos de endurance são caracterizados por atividade física de longa duração com intensidade moderada. As variantes genéticas analisadas sugerem que o Sr. apresenta aptidão média para exercícios de endurance.

Gene ACE

O gene ACE codifica a enzima convertente de angiotensina (ECA), que faz parte do sistema renina-angiotensina. A ECA catalisa a transformação da angiotensina I em angiotensina II, que afeta a vasoconstrição e regula a homeostase do sal e água pela liberação de aldosterona. Vários estudos tem relatado maior frequencia do genótipo II a maior resistência quando comparado aos portadores do genótipo DD. Em alguns estudos, todos os escaladores que ascenderam mais de 8000 m sem oxigênio eram portadores do genotipo II. Portanto o alelo I é associado a maior aptidão para exercícios de endurance e o alelo D a maior aptidão para exercicíos de força e velocidade. O Sr. é portador do genótipo DI, portanto com relação ao gene ACE, o Sr. deve apresentar resistência média, pois os seus músculos dispõem de um fornecimento médio de oxigênio.

Caso o Sr. deseje melhorar sua performance, portadores do seu genótipo do gene ACE respondem melhor a atividade física intervalada para melhora da capacidade aeróbica.

É interessante checar os seu níveis de osmolaridade, taxa de sudorese e níveis plasmáticos de Na, K e Cl após as competições, se for o caso.

Gene ACNT3

O gene ACTN3 codifica a proteína do músculo esquelético de ligação a actina, a-actinina-3, a qual é expressa especificamente nas miofibras rápidas, que são fundamentais para gerar “explosões de força”, o que pode levar a força muscular intensificada. o Sr. é portador do genótipo CT do polimorfismo rs1815739 que leva a formação de fibras mistas, o que favorece a performance para exercícios que necessitem tanto de força e velocidade como endurance, por exemplo: tênis.

Genes ADRB2 e ADRB3

Os genes ADRB2 e ADRB3 codificam os receptores beta adrenérgico 2 e receptor beta adrenérgico 3, que desempenham importante papel na regulação cardíaca, pulmonar, vascular, endócrina, etc. São expressos no tecido adiposo branco, regulando a taxa metabólica basal. Estão envolvidos na

mobilização dos estoques de energia via lipólise e glicólise. o Sr. é portador dos genótipos GG para o polimorfismo rs1042713 e CG rs1042714 do gene ADRB2, o que leva a aptidão média para exercícios de endurance. Devido ao seu genótipo do gene ADRB2 é interessante que o Sr. limite o seu consumo de carboidratos a 49%, minimize o consumo de carboidratos simples e adeque o consumo de vitamina D. A ingestão de ômega 3 também pode melhorar a sua performance.

Gene AGT

O gene AGT codifica o angiotensinogênio, que participa do sistema renina-angiotensina-aldosterona e leva a vasoconstrição e aumento da pressão arterial. O alelo C está associado a maior expressão do gene AGT e maior aptidão para exercícios de força e velocidade. o Sr. é portador do genótipo TT do polimorfismo rs699 e apresenta alta aptidão para exercícios de endurance, relacionada ao gene AGT.

Gene AMPD1

O gene AMPD1 codifica a adenosina monofosfato desaminase, que é uma importante reguladora de energia e metabolismo molecular, sendo encontrada em todos os tipos de fibras musculares e é importantíssima para disponibilidade de energia para os músculos esqueléticos durante o exercício. O alelo T leva a formação de AMPD1 truncada, o que leva a menor quantidade de AMPD1, consequentemente perda de eficiência enzimática. Não é o seu caso, portadores do genótipo CC do polimorfismo rs17602729, como o Sr. apresentam boa aptidão para exercícios de endurance.

Gene BDKRB2

O gene BDKRB2 codifica a bradicinina, que atua em vários processos biológicos, como regulação vascular, resposta inflamatória, proliferação celular, contração da modulação da musculatura lisa, metabolismo de glicose e ainda como importante vasodilatador. o Sr. é portador do genótipo +9+9 do polimorfismo rs5810761 o que leva a maior expressão do gene BDKRB2 , maior vasodilatação, o que não favorece exercícios de endurance. Entretanto, o Sr. também é portador do genótipo TT do polimorfismo rs1799722, que favorece adequados níveis de expressão do gene BDKRB2. O maior consumo de ômega 3 e polifenóis pode equilibrar a expressão de BDKRB2 e melhorar seu desempenho. Por favor, consulte seu perfil de genotipagem para intervenção com PUFA.

Gene CKM

O gene CKM codifica a creatina quinase que atua catalisando a conversão de creatinina e consumo de ATP para criar fosfocreatinina e difosfato de adenosina (ADP). Um alto nível de CKM com alta demanda de

energia, em músculos estriados e não estriados, favorece uma rápida regeneração dos níveis de ATP. Portadores do alelo A do polimorfismo rs146587949, como o Sr. apresentam comprometimento da eficiência enzimática, consequentemente, diante da necessidade de alta demanda; menor nível de energia em músculos estriados e não estriados, menor captação de oxigênio e menor performance aeróbica e anaeróbica. Devido a isso, parece interessante a suplementação com creatinina para minimizar a suscetibilidade genética e melhorar sua performance aeróbica e anaeróbica.

Gene COL5A1

O gene COL5A1 codifica a cadeia alfa -1 do colágeno, um dos constituintes dos colágenos fibrilares. As moléculas de colágeno fibrilares são trímeros que podem ser compostos de um ou mais tipos de cadeias alfa. O colágeno tipo V é encontrado em tecidos contendo colágeno tipo I e parece regular a montagem das fibras heterotípicas compostas de colágeno tipo I e tipo V. Portanto, apresenta um papel chave para resistência de tendões e ligamentos, os quais são fundamentais para atividade física. o Sr. é portador do alelo T do polimorfismo rs12722 do gene COL5A1, que leva a menor expressão do gene e consequentemente menor produção de cadeia alfa-1, o que leva a maior fragilidade de tendões e ligamentos. Sugerimos controle do processo inflamatório, adequação do consumo de vitaminas e minerais e consumo de resveratrol, curcumina e astanxantina, que podem aumentar a expressão de COL5A1 e compensar a sua suscetibiliade genética. Por favor, consulte seu médico ou nutricionista. Além disso, é interessante que o Sr. tenha mais cuidaddo com certos exercícios, como corrida em subida. É interessante também um aquecimento adequado. Por favor, converse com o seu educador físico.

Gene PPARGC1A (PGC1-α)

O gene PPARGC1A codifica o receptor ativado por proliferador de peroxissoma co-activador de gama-1ª, que atua como fator coativador da família PPAR. O qual se liga a vários fatores de transcrição, levando ao aumento da expressão de genes envolvidos na biogênese mitocondrial e aumento da função respiratória, causando aumento da capacidade enzimática para beta-oxidação de ácidos graxos. O Sr. é portador do alelo A do polimorfismo analisado do gene PPARGC1A, o que leva a menor expressão e consequente menor produção de PGC1-α, o que pode diminuir seu VO2MAX. Devido a isso, é interessante que o Sr. consuma ou suplemente com ômega-3, vitamina D3 e resveratrol, por exemplo, que podem aumentar a expressão do gene PPARGC1A e assim melhorar o seu VO2Max. Por favor, consulte seu nutricionista ou médico.

Saiba mais: 08000011223.

www.multigene.med.br