Dermatogenética

Dermatogenética – Post 1

Ferramentas da Genética e Epigenética para saúde da pele – Redução da Formação e/ou reversão de Rugas

Este é um dos temas que será abordado no curso Aplicações da Nutrigenética na Prática Clínica, 23/06/2018, Florianopólis – SC.

Organização: Lizandra Lúcio.

Gene MMP1 e Fotoenvelhecimento

Marcelo Sady Plácido Ladeira

Todos nós já reparamos que algumas pessoas envelhecem mais rápido do que outras e podem apresentar envelhecimento acelerado do rosto quando se expõe muito ao sol. Existem vários genes, que estão associados ao processo de fotoenvelhecimento. Entre eles, o gene MMP -1, o qual codifica uma metaloproteinase, que pode degradar o colágeno e levar a formação de rugas. O gene MMP-1 possui diversas variantes genéticas, entre elas a rs1938901 cujo alelo T leva a maior expressão, consequente maior produção de MMP1, maior degradação de colágeno e maior formação de rugas. Além disso, diante da exposição solar os portadores desse alelo T podem apresentar uma expressão 8 X maior de MMP1 (Xia, 2013), o que acelera muito mais o processo de fotoenvelhecimento, levando a formação de uma grande quantidade de rugas. Portanto, esses indivíduos portadores do alelo T devem tomar muito cuidado com a exposição solar e buscar mecanismos protetores, por exemplo: para ajustar a expressão de MMP-1 e reduzir a formação de rugas põem utilizar ativos orais como vitamina C + E, zinco, ácido alfa-lipoico, chá verde, resveratrol, proantocianidinas, isoflavonas de soja, carotenóides, como licopeno, beta-caroteno e vitamina A. Além disso, ginseng vermelho, clorofila, aloe vera e astaxantina também podem ajudar. Existem vários ativos tópicos que também pode ajustar a expressão de MMP-1, como protetor solar e cremes antioxidantes contendo vitamina C + E, CoQ10, chá verde + ginko, resveratrol, ácido alfa-lipóico, etc. Esses é um dos genes que fazem parte dos nos perfis de genotipagem em Dermatogenética e que podem permitir a manipulação de cosméticos personalizados, baseados em informações contidas no seu DNA. Sem milagres, só ciência!

Saiba mais: www.multigene.med.br

Tel: 14-99178-3299.

Referência Bibliográfica:

Xia. Expression of catalytically active matrix metalloproteinase-1 in dermal fibroblasts induces collagen fragmentation and functional alterations that resemble aged human skin. Aging Cell (2013) 12, pp661–671.